Desde Setembro de 2018 que o Ministério informou os centros de formação que brevemente iria abrir uma candidatura ao POCH para a formação contínua de professores, até ao momento tal candidatura ainda não aconteceu, conhecendo o processo burocrático que a mesma envolve após a sua abertura, temos a certeza que a formação financiada, na melhor das hipóteses só será possível no 3º período.

O descongelamento da carreira pode implicar que alguns colegas necessitem de formação, pelo que considerámos importante apresentar o presente plano que iremos executar com recurso a formadores internos, com soluções específicas a nível de escola e contando integrar algumas destas acções na referida candidatura, pois os centros de formação não têm recursos financeiros específicos para a formação contínua de professores.

Este é e será sempre um plano de formação aberto a novas propostas por parte dos professores e agrupamentos de forma a dar resposta às necessidades de formação identificadas.

No decorrer do presente ano lectivo iremos divulgar novas acções de formação tanto de curta duração, como acreditadas pelo CCPFC e que de acordo com as possibilidades e recursos existentes, bem como com o apoio de muitos professores que de forma voluntária e graciosamente têm permitido levar a efeito os nossos planos de formação.

O centro de formação Guarda-Raia sempre soube superar os constrangimentos ao nível dos recursos tanto financeiros com humanos e tal como no passado apresentamos um plano de formação abrangente que irá dar resposta a muitas das necessidades de formação existentes.

 Tendo em conta que no presente ano lectivo temos os Dec. Lei 54 e 55 que implicam grandes mudanças tanto organizacionais como ao nível da prática pedagógica, procuramos dar imediatamente uma resposta formativa acerca dos mesmos e realizamos em todos os agrupamentos acções de formação de curta duração acerca dos mesmos e mantemos no plano apresentado formação nessa área que segundo informação do Secretário de estado Dr. João Costa a mesma deve ser considerada didáctica especifica para todos os grupos disciplinares.

Este Plano de Formação estará permanentemente aberto no sentido de dar resposta às necessidades sentidas por professores e agrupamentos, sempre que surjam novidades estas serão divulgadas na nossa página, nos agrupamentos e com informação direta aos coordenadores de departamento.

Assim, informa-se que estão abertas as inscrições até dia 18 de janeiro de 2019.

O Diretor do CFAE Guardaraia

António Agostinho Monteiro

 

Formulário de Inscrição

 

Attachments:
Download this file (Plano Formação 2018-2019.pdf)Plano de Formação 1819[Plano de Formação 18-19]117 kB