Agrupamento de Escolas de Afonso de ALbuquerque
Agrupamento de Escolas de Almeida
Agrupamento de Escolas da Sé
Agrupamento de Escolas de Pinhel
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Agrupamento de Escolas do Sabugal

Desde Setembro de 2018 que o Ministério informou os centros de formação que brevemente iria abrir uma candidatura ao POCH para a formação contínua de professores, até ao momento tal candidatura ainda não aconteceu, conhecendo o processo burocrático que a mesma envolve após a sua abertura, temos a certeza que a formação financiada, na melhor das hipóteses só será possível no 3º período.

O descongelamento da carreira pode implicar que alguns colegas necessitem de formação, pelo que considerámos importante apresentar o presente plano que iremos executar com recurso a formadores internos, com soluções específicas a nível de escola e contando integrar algumas destas acções na referida candidatura, pois os centros de formação não têm recursos financeiros específicos para a formação contínua de professores.

Este é e será sempre um plano de formação aberto a novas propostas por parte dos professores e agrupamentos de forma a dar resposta às necessidades de formação identificadas.

No decorrer do presente ano lectivo iremos divulgar novas acções de formação tanto de curta duração, como acreditadas pelo CCPFC e que de acordo com as possibilidades e recursos existentes, bem como com o apoio de muitos professores que de forma voluntária e graciosamente têm permitido levar a efeito os nossos planos de formação.

O centro de formação Guarda-Raia sempre soube superar os constrangimentos ao nível dos recursos tanto financeiros com humanos e tal como no passado apresentamos um plano de formação abrangente que irá dar resposta a muitas das necessidades de formação existentes.

 Tendo em conta que no presente ano lectivo temos os Dec. Lei 54 e 55 que implicam grandes mudanças tanto organizacionais como ao nível da prática pedagógica, procuramos dar imediatamente uma resposta formativa acerca dos mesmos e realizamos em todos os agrupamentos acções de formação de curta duração acerca dos mesmos e mantemos no plano apresentado formação nessa área que segundo informação do Secretário de estado Dr. João Costa a mesma deve ser considerada didáctica especifica para todos os grupos disciplinares.

Este Plano de Formação estará permanentemente aberto no sentido de dar resposta às necessidades sentidas por professores e agrupamentos, sempre que surjam novidades estas serão divulgadas na nossa página, nos agrupamentos e com informação direta aos coordenadores de departamento.

Assim, informa-se que estão abertas as inscrições até dia 18 de janeiro de 2019.

O Diretor do CFAE Guardaraia

António Agostinho Monteiro

 

Formulário de Inscrição

 

Attachments:
Download this file (Plano Formação 2018-2019.pdf)Plano de Formação 1819[Plano de Formação 18-19]117 kB
Joomla Template - by Joomlage.com