Estimado/a colega,
Os Centros de Formação, como parceiros privilegiados do Ministério da Educação na implementação de novas políticas educativas, foram chamados a colaborar no processo de diagnóstico e organização da formação de capacitação digital dos docentes, fundamental para transição digital nas escolas. Neste sentido, na qualidade de Diretor do CFAE Guarda – Raia conto com a participação de todos nesta fase de implementação do plano de transição digital das nossas escolas e espero que, mais uma vez, o CFAE GUARDA-RAIA esteja neste processo, em termos estatísticos, acima da média nacional.
Como é do seu conhecimento, está em curso o Plano de Ação para a Transição Digital previsto pela Resolução do Conselho de Ministros nº 30/2020, de 21 de abril, sendo uma das áreas de intervenção a Educação Digital. Neste âmbito, foi delineado um Programa de Capacitação Digital dos Docentes, promovido pela DGE.
Como sabemos, docentes com elevado nível de competência digital são capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para melhorar e inovar em educação. A capacidade dos docentes para utilizarem as tecnologias digitais, colocando-as ao serviço da melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, bem como a integração das tecnologias nos processos de trabalho e de interação e, por outro lado, a capacidade de considerá-las como um elemento-chave no seu desenvolvimento profissional, são alguns aspetos inegáveis. Assim, a capacitação digital dos docentes assume um papel central no desenvolvimento das organizações educativas, para que estas possam oferecer uma resposta eficaz aos desafios atuais.
O processo inicia com o preenchimento da plataforma de diagnóstico Check-In por parte de todos os docentes dos ensinos básicos e secundário, das escolas da rede pública de Portugal Continental. Este questionário Check-In, já implementado e validado em diversos países da Comunidade Europeia, foi construído com base no Referencial Europeu de Competências Digitais dos educadores (DigCompEdu).
Face ao exposto, apelamos a sua participação nesta fase de diagnóstico – Check In – que lhe permite ter uma melhor perceção do seu nível de proficiência digital e, deste modo, definir melhor o seu percurso de formação e de desenvolvimento profissional, articulado com o plano de ação de desenvolvimento digital da sua escola.
MUITO IMPORTANTE: O preenchimento deste questionário será critério de seleção para integrar turmas de formação na área de Capacitação Digital de Docentes do Plano de Formação 2021/2023.
FASE DE DIAGNÓSTICO – CHECK-IN – em que consiste e quais os seus objetivos
- É um questionário de diagnóstico que permite a cada docente uma autorreflexão;
- Cada respondente pode ter a perceção digital do seu nível de proficiência digital;
- É garantida a anonimização das respostas dos docentes, através de um processo de codificação; as respostas dadas apenas serão do conhecimento do próprio docente e de mais ninguém;
- Para responder ao Check-In, cada docente receberá um código individual, que lhe será facultado pelo CFAE ao qual a escola se encontra associada, neste caso o CFAE Guarda Raia.
- Os resultados dos questionários serão tratados por uma equipa da Universidade de Aveiro que, posteriormente, devolverá o nível de proficiência digital de cada docente: nível 1, 2 ou 3.
- Após a receção do nível de proficiência de cada docente, é possível ao CFAE posicionar os docentes das Escolas associadas e, deste modo, organizar a formação mais adequada de Capacitação Digital de Docentes – Nível 1, 2 ou 3.
- No final desta semana cada docente irá receber um email com o seu código individual para preenchimento do Check-In, bem como o link de acesso ao mesmo.
- Prazo de preenchimento do Check-In – de 8 a 18 janeiro 2021. É fundamental o cumprimento deste prazo, visto que a plataforma só estará disponível neste período de tempo.
- Para mais informações, consultar o portal do CFAE Guarda Raia, menu “Plano de Transição Digital”: http://guardaraia.pt/portal/index.php/home
O presidente do Conselho de Diretores do CFAE Guarda Raia
António Agostinho Monteiro