Agrupamento de Escolas do Sabugal
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Agrupamento de Escolas de Afonso de ALbuquerque
Agrupamento de Escolas de Almeida
Agrupamento de Escolas de Pinhel
Agrupamento de Escolas da Sé

O Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) no desenvolvimento de competências de literacia

Modalidade: Oficina | 15 horas + 15 horas

Destinatários: Todos

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-108640/20

Formador: Celmira Macedo

Local: Sabugal


Objetivos

- Desenvolver competências que permitam:
1. Desenvolver conhecimentos sobre pressupostos da aprendizagem da leitura, escrita e fala através do DUA;
2. Disponibilizar opções quanto às ferramentas e contextos de aprendizagem na sala de aula;
3. Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos;
4. Identificar barreiras à aprendizagem;
5. Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos;
6. Implementar nas turmas metodologias de desenho universal;
7. Disponibilizar estratégias de desenho universal;
8. Saber aplicar e diferenciar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

 

Conteúdos

Modulo I: O desenho universal da aprendizagem (DUA)
1.1. Enquadramento conceptual;
1.2. Análise e discussão de casos práticos;
1.3. Como planear e conceber contextos inclusivos.

Modulo II: A aprendizagem da leitura e da escrita através do DUA
2.1. Processos de aquisição da aprendizagem da leitura;
2.2. Processo de aquisição da aprendizagem da escrita;
2.3. Fatores que condicionam o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita;
2.4. Contextos promotores da aprendizagem da linguagem, da leitura e da escrita inclusiva.

Modulo III: O DUA e os múltiplos meios de representação
3.1. A informação em diferentes modalidades sensoriais (visual, auditiva, táctil, cinestésica);
3.2. Alternativas visuais e não visuais de apresentação da informação;
3.3. Apresentar a informação em formatos adaptáveis.

Modulo IV: III: O DUA e os múltiplos meios de expressão
4.1. O porquê de disponibilizar alternativas à capacidade motora de resposta (e.g., alternativas para o uso de caneta e/ou lápis, alternativas para controlar o rato);
4.2. O ritmo, a velocidade e a extensão da ação motora;
4.3. Ferramentas e produtos de apoio na aprendizagem.

Módulo V: O DUA e os múltiplos meios de envolvimento
5.1. A planificação participada das atividades em sala de aula;
5.2. Como envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e de comportamento;
5.3. Como diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual dos alunos, culturalmente relevantes, socialmente significativas, adequadas à idade e às competências.