Modalidade: Oficina | 25 horas + 25 horas
Destinatários: 100
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-107382/20
Formador: Florbela Soutinho
Local: Guarda
Objetivos
? Promover a aquisição de informação, conhecimento e experiência matemática relativamente aos requisitos que as crianças deverão ter à chegada ao 1.º ano do 1.º CEB no que diz respeito à matemática, de acordo com o Programa de Matemática do Ensino Básico;
? Promover a articulação de conteúdos, capacidades e conhecimentos matemáticos entre o que é desenvolvido no Jardim de Infância e no 1.º CEB;
? Promover a reflexão sobre a prática no Jardim de Infância e as dificuldades/potencialidades das crianças no 1.º ano do 1.º CEB a nível da matemática, de acordo com o Programa de Matemática do 1.º Ciclo;
? Promover a construção de estratégias e de materiais que operacionalizem os conceitos matemáticos abordados;
? Promover o espírito de investigação;
? Promover o conhecimento e a partilha de materiais. .
Conteúdos
? APRESENTAÇÃO (1h)
- Análise do programa da formação, metodologia e dinâmica da ação, espectativas e necessidades de cada formando;
? DO JARDIM DE INFÂNCIA AO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO (3h)
- Ensino formal vs ensino informal;
- Finalidades do ensino da matemática;
- As capacidades transversais e as OCEPE;
- A matemática na educação pré-escolar;
? NÚMEROS E OPERAÇÕES: DO JARDIM DE INFÂNCIA PARA O 1.º CICLO (5h)
- Sentido de número: no Jardim de Infância; no Programa de Matemática do Ensino Básico;
- As operações no Jardim de Infância
- A importância da visualização
- Regularidades: sua finalidade
? GEOMETRIA E MEDIDA: QUANDO OS MENINOS FALHAM NO 1.º CICLO… (5h)
- Orientação espacial;
- Grandezas e medidas;
- Figuras geométricas e transformações.
? ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS: DO JARDIM DE INFÂNCIA PARA O 1.º CICLO (5h)
- Representação e interpretação de dados
? APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS (6h)
- Apresentação do trabalho desenvolvido ao longo das sessões: construção de tarefas/desafios para abordar cada um dos temas
SESSÕES DE TRABALHO AUTÓNOMO (25h)
- Construção de materiais pedagógicos e experimentação dos mesmos;
- Avaliação dos materiais produzidos e dos resultados atingidos, no âmbito da Oficina;
- Partilha do resultado da implementação das tarefas em cada Jardim de Infância.