Agrupamento de Escolas do Sabugal
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Agrupamento de Escolas da Sé
Agrupamento de Escolas de Afonso de ALbuquerque
Agrupamento de Escolas de Almeida
Agrupamento de Escolas de Pinhel

Matemática: entre o Jardim de Infância e o 1.º CEB

Modalidade: Oficina | 25 horas + 25 horas

Destinatários: 100

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-107382/20

Formador: Florbela Soutinho

Local: Guarda


Objetivos

? Promover a aquisição de informação, conhecimento e experiência matemática relativamente aos requisitos que as crianças deverão ter à chegada ao 1.º ano do 1.º CEB no que diz respeito à matemática, de acordo com o Programa de Matemática do Ensino Básico;
? Promover a articulação de conteúdos, capacidades e conhecimentos matemáticos entre o que é desenvolvido no Jardim de Infância e no 1.º CEB;
? Promover a reflexão sobre a prática no Jardim de Infância e as dificuldades/potencialidades das crianças no 1.º ano do 1.º CEB a nível da matemática, de acordo com o Programa de Matemática do 1.º Ciclo;
? Promover a construção de estratégias e de materiais que operacionalizem os conceitos matemáticos abordados;
? Promover o espírito de investigação;
? Promover o conhecimento e a partilha de materiais. .

 

Conteúdos

? APRESENTAÇÃO (1h)
- Análise do programa da formação, metodologia e dinâmica da ação, espectativas e necessidades de cada formando;

? DO JARDIM DE INFÂNCIA AO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO (3h)
- Ensino formal vs ensino informal;
- Finalidades do ensino da matemática;
- As capacidades transversais e as OCEPE;
- A matemática na educação pré-escolar;

? NÚMEROS E OPERAÇÕES: DO JARDIM DE INFÂNCIA PARA O 1.º CICLO (5h)
- Sentido de número: no Jardim de Infância; no Programa de Matemática do Ensino Básico;
- As operações no Jardim de Infância
- A importância da visualização
- Regularidades: sua finalidade

? GEOMETRIA E MEDIDA: QUANDO OS MENINOS FALHAM NO 1.º CICLO… (5h)
- Orientação espacial;
- Grandezas e medidas;
- Figuras geométricas e transformações.

? ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS: DO JARDIM DE INFÂNCIA PARA O 1.º CICLO (5h)
- Representação e interpretação de dados

? APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS (6h)
- Apresentação do trabalho desenvolvido ao longo das sessões: construção de tarefas/desafios para abordar cada um dos temas

SESSÕES DE TRABALHO AUTÓNOMO (25h)
- Construção de materiais pedagógicos e experimentação dos mesmos;
- Avaliação dos materiais produzidos e dos resultados atingidos, no âmbito da Oficina;
- Partilha do resultado da implementação das tarefas em cada Jardim de Infância.