A Plataforma MOODLE como instrumento do processo ensino-aprendizagem

Imprimir
Acessos: 192

Modalidade: Oficina | 25 horas + 25 horas

Destinatários: Todos

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-104125/19

Formador: Paulo Monteiro / António João Guerra / Paulo Santos

Local: Guarda


Objetivos

• Conseguir compreender as mais-valias pedagógicas e didáticas que as novas tecnologias podem trazer para educação
• Estimular novas práticas pedagógicas, potenciando diferentes contextos de aprendizagem com os recursos e atividades Moodle
• Recorrer a ambientes on-line sustentados em ferramentas de comunicação e interação e sua apropriação para a prática pedagógica
• Capacitar os docentes de competências para planificarem/executarem uma disciplina moodle que potencialize o processo ensino aprendizagem
• Utilizar a plataforma moodle como espaço de troca de opiniões, saberes e experiências no âmbito da educação; Potenciar o Moodle como um espaço de apoio ao processo de ensino/aprendizagem, com a disponibilização de recursos apresentados nas aulas e de atividades de complemento e/ou extensão das desenvolvidas nas aulas; Fomentar o Moodle como ferramenta de avaliação formativa

 

Conteúdos

Potencialidades do Moodle no processo de ensino aprendizagem : apresentação de boas práticas 3 horas
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2 horas
Perfil do utilizador, designação de funções, , gestão de participantes; definição de grupos 1 hora
Gestão dos elementos constituintes da plataforma: Disciplinas, Blocos, Tópicos, Recursos e Atividades 3 horas
Criação e gestão de recursos, apresentando os tipos de recursos: 3 horas
Link a um ficheiro ou site, diretório e rótulo, inserção de vídeos com player; 2 horas
Criação e gestão de atividades: apresentação dos tipos de atividades: 2 horas
A gestão da disciplina enquanto espaço de realização de atividades de aprendizagem 2 horas
Mensagens. de comunicação síncrona (chat), (fóruns e wikis) 2 horas
Criação e gestão da disciplina enquanto espaço de avaliação de atividades desenvolvidas 2 horas
Testes, fórum, glossário 2 horas
Avaliações com: notas e comentários; avaliação com rubrica e guia de avaliação 1 hora