Agrupamento de Escolas do Sabugal
Agrupamento de Escolas da Sé
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Agrupamento de Escolas de Afonso de Albuquerque
Agrupamento de Escolas de Pinhel
Agrupamento de Escolas de Almeida

A Plataforma MOODLE como instrumento do processo ensino-aprendizagem

Modalidade: Oficina | 25 horas + 25 horas

Destinatários: Todos

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-104125/19

Formador: Paulo Monteiro / António João Guerra / Paulo Santos

Local: Guarda


Objetivos

• Conseguir compreender as mais-valias pedagógicas e didáticas que as novas tecnologias podem trazer para educação
• Estimular novas práticas pedagógicas, potenciando diferentes contextos de aprendizagem com os recursos e atividades Moodle
• Recorrer a ambientes on-line sustentados em ferramentas de comunicação e interação e sua apropriação para a prática pedagógica
• Capacitar os docentes de competências para planificarem/executarem uma disciplina moodle que potencialize o processo ensino aprendizagem
• Utilizar a plataforma moodle como espaço de troca de opiniões, saberes e experiências no âmbito da educação; Potenciar o Moodle como um espaço de apoio ao processo de ensino/aprendizagem, com a disponibilização de recursos apresentados nas aulas e de atividades de complemento e/ou extensão das desenvolvidas nas aulas; Fomentar o Moodle como ferramenta de avaliação formativa

 

Conteúdos

Potencialidades do Moodle no processo de ensino aprendizagem : apresentação de boas práticas 3 horas
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2 horas
Perfil do utilizador, designação de funções, , gestão de participantes; definição de grupos 1 hora
Gestão dos elementos constituintes da plataforma: Disciplinas, Blocos, Tópicos, Recursos e Atividades 3 horas
Criação e gestão de recursos, apresentando os tipos de recursos: 3 horas
Link a um ficheiro ou site, diretório e rótulo, inserção de vídeos com player; 2 horas
Criação e gestão de atividades: apresentação dos tipos de atividades: 2 horas
A gestão da disciplina enquanto espaço de realização de atividades de aprendizagem 2 horas
Mensagens. de comunicação síncrona (chat), (fóruns e wikis) 2 horas
Criação e gestão da disciplina enquanto espaço de avaliação de atividades desenvolvidas 2 horas
Testes, fórum, glossário 2 horas
Avaliações com: notas e comentários; avaliação com rubrica e guia de avaliação 1 hora