Agrupamento de Escolas de Afonso de ALbuquerque
Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
Agrupamento de Escolas de Almeida
Agrupamento de Escolas do Sabugal
Agrupamento de Escolas de Pinhel
Agrupamento de Escolas da Sé

Da indisciplina ao bullying

Modalidade - Curso | 25 horas

Destinatários. Todos os grupos

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-108406/20

Formador: Ana Cariano

Local: Guarda


Objetivos

  • Conhecer o desenvolvimento da criança nos seus diferentes sistemas/contextos;
  • Conhecer os diferentes estilos parentais;
  • Conhecer e distinguir os fenómenos de indisciplina, agressividade e bullying;
  • Conhecer a importância da Inteligência Emocional e das estratégias de coping;
  • Organizar atividades orientadas para a integração e troca de saberes/vivências;
  • Promover atividades integradoras de conhecimentos, nomeadamente, realização de projetos para prevenção e/ou intervenção;
  • Promover momentos de reflexão decorrentes da prática.

 

Conteúdos

1. Modelo ecológico do desenvolvimento (2h)

  • Modelo ecológico de Bronfenbrenner
  • Modelo bioecológico de Bronfenbrenner

2. Família e estilos parentais (5h)

  • Multidimensionalidade da parentalidade
  • Microssistema – família
  • Pré-requisitos operacionais de parentalidade
  • Atitudes afetivas parentais
  • Estilos educativos parentais
  • Estilos de interação familiar

3. Da Indisciplina ao Bullying (14h)

  • Conceito de indisciplina
  • Razões da indisciplina
  • Conceito de agressividade
  • Promover o desenvolvimento de competências de diferenciação entre o bullying e outros comportamentos agressivos
  • Consciencializar para as diferentes manifestações de comportamentos de bullying
  • Promover o desenvolvimento de competências de identificação de alunos potencialmente envolvidos em comportamentos de bullying
  • Propor situações de prevenção/intervenção, individual e, ou colectiva, que constituam tomadas de decisão face ao problema do bullying, em contexto escolar
  • Sensibilizar para a utilização de algumas tecnologias usadas para prevenir, identificar, intervir e combater o ciberbullying
  • Dar a conhecer alguns dos principais programas de prevenção e intervenção, na área do bullying e ciberbullying
  • Apresentar diferentes abordagens face ao bullying e ciberbullying, nomeadamente a nível regulamentar, educacional e parental
  • Sensibilizar para alguns dos sinais de alerta em idade escolar, que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e ciberbullying
  • Disponibilizar orientações práticas para lidar com ambas as problemáticas

4. Inteligência Emocional e estratégias de Coping (4h)

  • Inteligência Geral e Inteligência Emocional
  • Competências e aptidões de Inteligência Emocional
  • Estilos e estratégias de Coping